DIFERENÇA ENTRE STRICTO SENSU E LATO SENSU
STRICTO SENSU é uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido estrito"1 , "em sentido específico", por oposição ao "sentido amplo" (lato sensu)
de um termo. Por exemplo: um "cão", em sentido estrito, designa somente
o animal, porém, em sentido amplo, pode se referir também a uma pessoa
vil, que se comporta como um cão. No âmbito do ensino, se refere ao
nível de pós-graduação que titula o estudante como mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento. Denota, neste caso, um grau mais elevado do que a pesquisa lato sensu.
Índice
Cursos lato sensu e cursos stricto sensu no Brasil
Estas classificações são usadas exclusivamente no Brasil. No contexto
educacional europeu e estadunidense, por exemplo, não são usadas tais
classificações.
No Brasil, o termo "mestrado" é usado indiscriminadamente, fato que gera as atuais distorções no reconhecimento de formações como master of business administration (MBA) concluídas fora do Brasil.
O grau de mestrado, nomeadamente em Portugal e na maioria dos países da União Europeia, a partir do processo de Bolonha,
é dado após o segundo ciclo de estudos, ou seja, após concluído o
primeiro ciclo (licenciatura) de cinco anos e um segundo, normalmente de
dois anos (mestrado).
Historicamente, sabe-se que, da mesma forma que o ensino técnico foi
uma alternativa de rápida inclusão de profissionais em diversos ramos do
mercado de trabalho (como contabilidade, enfermagem e outros), o
objetivo inicial do ensino lato sensu foi acelerar a formação de profissionais no nível de pós-graduação.
Esse modelo foi iniciado por políticas educacionais de aceleração de
formação que, com o passar do tempo, tornaram-se desnecessárias em
virtude da capilaridade das instituições de ensino capacitadas a
fornecer graus de mestrado e doutorado.
A diferença no emprego das duas expressões deve-se à tentativa de
graduar e de categorizar processos de amadurecimento científico dos
alunos por intermédio de cursos de pós-graduação. A capacidade de
aplicar métodos rigorosos de pesquisa para solucionar ou estudar
problemas inéditos aumenta com a experimentação ativa e a convivência dos alunos com a comunidade acadêmica
nos departamentos de pesquisa. Sendo assim, as cargas horárias
estabelecidas para a atividade de pesquisa e para a produção da
monografia de conclusão de curso restringem ou amplificam as
expectativas de capacitação em métodos de pesquisa científica.
Cursos lato sensu
Para que tenham êxito em cursos lato sensu (também conhecidos como "cursos de especialização" e "master of business administration [MBA]"),
os alunos devem, além de ser bem-sucedidos nas avaliações das
disciplinas, produzir um relatório final, comumente chamado de monografia
ou trabalho de conclusão, ao longo do período de duração dos cursos. A
atividade de pesquisa que produz essas monografias tem sentido amplo, ou
lato sensu, por consistir na aplicação de ferramentais teóricos
aprendidos durante o curso para a solução de problemas específicos da
área de estudo.
Cursos stricto sensu
Nos cursos de pós-graduação stricto sensu, os alunos são
imersos em processos de capacitação bem mais demorados. Após a formação
em disciplinas específicas, um longo período é dedicado à formulação de
um problema inédito que contenha em si a semente de um novo
conhecimento. Uma pesquisa stricto sensu é estrita porque se volta para uma singularidade no tecido teórico da área de pesquisa. Os cursos stricto sensu
objetivam a produção de dissertações e teses que formulem e comprovem
teorias novas para o entendimento de fatos e de suas relações. Os cursos
stricto sensu aplicam teorias existentes em problemas novos2 .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stricto_sensu
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