SEJA BEM VINDO VISITANTE Nº

VISITANTES

BEM VINDO VISITANTE:

PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

  • PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

TEOLOGIA

  • CRISTIANISMO, INFORMAÇÃO E CULTURA

PESQUISA

FAÇA A TUA PESQUISA AQUI. É SÓ DIGITAR, CLICAR E VISUALISAR A FAIXA VERDE ABAIXO

PESQUISA

  • INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSOS

domingo, 23 de março de 2014

Ciúmes, o que fazer?

Ciúmes, o que fazer?

por: Renatha shen

O ciúme pode ser positivo, quando em pequenas doses.
O ciúme pode ser positivo, quando em pequenas doses Todos nós já sentimos ciúmes em algum momento, muitas pessoas sentem ciúmes o tempo todo. O ciúme envolve pelo menos três personagens: a pessoa que o sente, o objeto do ciúme, e o possível "tomador" do objeto. O objeto do ciúme, nem sempre é exatamente um objeto, mas um amigo, um parente, um amor, mas que para o ciumento, é "propriedade" dele.
O ciúme pode ser positivo, quando em pequenas doses, faz com que tenhamos mais atenção ao objeto, um cuidado mais especial, e no caso do objeto ser uma pessoa, o namorado(a) por exemplo, ele (a), se sentirá mais querido, e será percebido como pequenas demonstrações de afeto, por outro lado a ausência total de ciúmes pode deixar uma certa insegurança em quem não o recebe, e ser sinal de alguma dificuldade em expressar os sentimentos, o que causará outros tipos de conflito.

Ciúme também está relacionado ao orgulho ferido, insegurança em si próprio, e falta de confiança no parceiro. Tudo isso é bem diferente de um simples zelo e cuidado.

Quando o ciúme dói, gera desentendimentos constantes, agressividade e outras tantas emoções e situações desagradáveis, está na hora de fazer uma análise mais profunda sobre a origem desse sentimento, e talvez até mesmo rever a relação.

Quando o ciúme é excessivo, as pessoas tendem a buscar provas da traição do parceiro, bisbilhotando, perseguindo, sofrendo e fazendo sofrer. No filme O Preço da Traição, a esposa chega a contratar uma prostituta para seduzir seu marido, e assim provar a sua desconfiança quanto a fidelidade dele.

É importante, que a pessoa que está sofrendo com ciúmes, analise alguns pontos:

- Em quais momentos eu sinto ciúmes?
O ciúme pode surgir de uma situação específica, ou na presença de uma pessoa específica, neste caso é interessante que se analise por que essa pessoa ou momento ativa esse sentimento, que característica particular me deixa assim tão insegura(o). 
 
 - Tentar provar que ele/ela me trai
Inicialmente isso vai causar um grande desconforto para os envolvidos, a pessoa que tem sua fidelidade e seu sentimento questionado o tempo inteiro, pode sentir-se ferido com a desconfiança, perseguido e invadido. A pessoa que está constantemente buscando provas dessa suposta traição, entrará em um momento de forte estresse e ansiedade, além dos desentendimentos e discussões que isso pode causar; É muita perda de energia; ainda existem aqueles que envolvem terceiros nessas situações, ameaçando, acusando e perseguindo. E a pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que tanto empenho em descobrir/provar que estou sendo traído(a)?
- O que me mantém nesse relacionamento?

O que nos aproxima de alguém, não é a exclusividade de suas atenções ou de seus desejos, o que nos aproxima do outro são afinidades de pensamento, afinidades de sentimento, ideais semelhantes, amizade, atração, vontade de estar junto, de crescer junto, de construir algo junto. A maneira como somos tratados, o carinho que nos é dispensado. Se o relacionamento mudou, se ele/ela está diferente, não é com ciúme, cobrança e perseguição que poderemos reconquistar o amor de alguém. Isso só vai desgastar ainda mais a relação.

- O que vou fazer se eu comprovar uma traição?
Digamos que depois de desconfianças e investigações, você finalmente descobriu a traição, você tem fotos, e-mails, SMS, você o/ a seguiu e flagrou aos beijos e abraços. E agora? O que vai fazer? Você vai suportar a dor do orgulho ferido, dos sonhos despedaçados? Você vai suportar viver sem ele/a?

Se você quiser um motivo para o rompimento da relação, eu aconselho: investigue. Com certeza encontrará algum indício, alguma amiga(o) mais íntima que ele(a) abraça de um modo diferente por exemplo. Para uma mente ciumenta um simples olhar sem significado torna-se significante.

Essa busca alucinante por indícios e provas de uma suposta traição adoece não só quem sente o ciúme, mas o relacionamento. Você está jogando fora oportunidades de momentos felizes, você está trocando a possibilidade de uma comunicação sincera, por uma demonstração de orgulho, de insegurança, de falta de confiança em quem se ama.

Antes de permitir o envolvimento de sua mente em energias de baixa vibração, respire fundo, diga que o/a ama, que está passando por um momento de insegurança, procure o equilíbrio através de coisas que você acredita, seja a religião, atividades que lhe tragam prazer e lhe ocupe a mente, busque uma leitura construtiva, busque autoconhecimento, sempre.
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELECIONE A POSTAGEM ABAIXO E VEJA O CONTEÚDO NO PAINEL VERDE ACIMA

MARCADORES COM CLASSIFICAÇÃO DAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ASSUNTOS EM PAUTA (261) PSICANÁLISE (94) SACRAMENTO UTILIDADE PÚBLICA (88) CRISTIANISMO EM AÇÃO (78) REFLEXÃO (59) SAÚDE (56) INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSO (39) CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OBREIROS DE SACRAMENTO (17) DEPENDÊNCIA QUÍMICA (11) AGENDA (9) SAÚDE MENTAL (9) JESUS (8) PSICOLOGIA PASTORAL (8) TERAPIA OCUPACIONAL (8) TRATAMENTO (8) RELAÇÕES FAMILIARES (7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (6) SALVAÇÃO (6) ANSIEDADE (5) RELACIONAMENTO (5) CÉU (4) DISSERTAÇÃO (4) MEC (4) TRANSTORNO (4) ANOREXIA (3) BIOGRAFIA (3) CORREÇÃO (3) DIABETES (3) DIETA (3) DINHEIRO (3) SOCIOLOGIA (3) UNIVERSITÁRIA (3) ALCOOLISMO (2) BEBÊ (2) CID-10 (2) CIÚMES (2) DEPRESSÃO (2) DOUTORADO (2) ENADE (2) ENEM (2) ESTRESSE (2) FILOSOFIA (2) FOBIA SOCIAL (2) FREUD (2) FUTEBOL (2) IBRAPCHS (2) IFRJ (2) INSEGURANÇA (2) MACONHA (2) MEDO (2) MESTRADO (2) MONOGRAFIA (2) PESQUISA CIENTÍFICA (2) POLÍCIA (2) POLÍTICA (2) PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2) TRAIÇÃO (2) ALIANÇA TERAPÊUTICA (1) ARRISCAR (1) CARRO (1) CBP (1) COMPETÊNCIA (1) COMPLEXO DE ÉDIPO (1) CONTRATRANSFERÊNCIA (1) CONTRIBUINTE (1) CÂIMBRA (1) CÂMARA MUNICIPAL (1) DNA (1) EFRAIN (1) EMPRESA (1) ENQUETE (1) ENTREVISTA (1) FACULDADE (1) FATEF (1) FERRO (1) FIOCRUZ (1) FOBIA (1) GOZO (1) GRAVIDEZ (1) IBPC (1) INEP (1) INFLAMAÇÃO (1) INSPIRAÇÃO E CITAÇÃO (1) INSULINA (1) JOSUÉ (1) JOÃO BATISTA (1) LATO SENSU (1) LUTO (1) MAQUIAVEL (1) MEMBROS INFERIORES (1) MEMÓRIA (1) NEOPLASIA (1) NEUROPATIA (1) NICODERMOS (1) NOTA FISCAL (1) OPORTUNISTA (1) PARALISIA (1) PRÓTESE (1) PULSIONAL (1) QUEM SOU EU? (1) RADICAIS LIVRES (1) REDAÇÃO (1) REPROVAÇÃO (1) RH (1) SBPI (1) SBPRJ (1) SEROTONINA (1) SINTE (1) SONHOS (1) SONO (1) SPOB (1) SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (1) SÍMBOLO (1) TAS (1) TESE (1) TRANSFERÊNCIA (1) TUMOR (1) UFF (1) VASCULOPATIA (1) VEREADOR (1) ZACARIAS (1) ZINCO (1) ZOROBABEL (1) ÓRTESE (1)