SEJA BEM VINDO VISITANTE Nº

VISITANTES

BEM VINDO VISITANTE:

PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

  • PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

TEOLOGIA

  • CRISTIANISMO, INFORMAÇÃO E CULTURA

PESQUISA

FAÇA A TUA PESQUISA AQUI. É SÓ DIGITAR, CLICAR E VISUALISAR A FAIXA VERDE ABAIXO

PESQUISA

  • INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSOS

sábado, 9 de agosto de 2014

LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA INSPIRADORA- LIÇÃO 6

Texto Áureo

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. 
I Tm 4:12

 
Como já sabemos Timóteo era um pastor jovem. E tendo aproximadamente os seus trinta anos de idade, era provavelmente mais jovem que muitos dos cristãos e presbíteros da Igreja de Éfeso.
 
Essa realidade poderia causar problemas para Timóteo, especificamente quanto a sua autoridade. Afinal, as pessoas poderiam falar: “Timóteo, você exorta a Igreja, mas você tem idade para ser o meu filho!”. Timóteo não deveria se abalar com comentários desse tipo.
 
Afinal o lugar onde as pessoas são ensinadas nas palavras de fé e na boa doutrina, a juventude de quem ensina não conta. O que faz um bom pastor não é a sua idade, e sim a sua fidelidade para com a palavra a ele conferida. 
 
Mesmo assim, Timóteo poderia rebater estes comentários e observações, não através de ostentação ou autoritarismo, mas dando bom exemplo de vida piedosa, tornando-se um modelo.

Estudos em I Timóteo – Andrei Barros – odrenovovinho.blogspot.com.br


Verdade Aplicada

O Mundo aguarda uma manifestação da Igreja repleta de autoridade baseada na Integridade e no Exemplo.


Objetivos da Lição

Descrever o que é ser um padrão de inspiração;
Apontar o modelo de comunicação em que uma liderança deve se esmerar;
Demonstrar a importância do perfil inspirador do líder exemplar.


Textos de Referência

Tt 2.1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Tt 2.2 - Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância.
Tt 2.3 - Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
Tt 2.4 - a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,
Tt 2.5 - a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
Tt 2.6 - Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.
Tt 2.7 - Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,


Introdução

O estilo de liderança do Senhor Jesus foi além de prático, muito inspirador. Ele mesmo disse: “eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:15). Noutra ocasião também falou: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29). Tais palavras destacam a qualidade da sua liderança inspiradora. Igualmente, os termos “façais e aprendei” trazem consigo um apelo de compromisso com o seu exemplo.

É por esta razão que o Apóstolo Paulo se dirigia às igrejas que plantava em termos bem familiares. Chamava-lhes "irmãos" e “cooperadores”. Quando se dirigia a eles, não se colocava como um ditador, ou como se estivesse acima deles, mas como a igual. É assim que demos proceder na Obra do Senhor, captando a Essência da Mutualidade, que é cooperativa e relacional. O Princípio da Mutualidade foi esboçado pelo apóstolo Paulo com muita ênfase, talvez para que a Igreja não sofra os malefícios do Autoritarismo, que só provoca divisões no Corpo de Cristo. “Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós. Irmãos, assim vos suplico” (Gl 4.12).
 
É bem verdade que aqueles que questionam esse sistema clerical, hierárquico e ditador de liderança eclesiástica, são logo rotulados de “rebeldes”, “difamadores” e que estão se levantando contra os “Ungidos do Senhor”, como se apenas uma pequena casta fosse ungida pelo Senhor.
Precisamos voltar para a Bíblia e buscar nela o padrão que Cristo quer para a sua Igreja, a fim de que os verdadeiros obreiros de Jesus se levantem. CHEGA DE APOSTOLICES!

Edu Lopes – maxmilerfreitas.blogspot.com.br



1. Padrões de inspiração

Quem conhece Jesus não o segue pelo que Ele faz, mas pelo que Ele é. O que Jesus tem de mais impactante, em sua liderança, é sua integridade de vida. Suas palavras transformaram a vida das pessoas, Ele é o homem perfeito, o nosso maior modelo. Sua liderança para influenciar na melhora das pessoas era extraordinária e com testemunho (Jo 5.36). “Ele liderava homens e mulheres para uma causa e propósito comum, através do seu caráter que inspira confiança” (Jo 13.15). Liderança é, acima de tudo, um exercício de relacionamentos.


Definição de Liderança Eclesiástica:

Liderança na Igreja é o ato de "elevar a visão"do liderado ou membro da igreja a um conceito "superior", ampliar o desempenho do Homem ao mais "elevado padrão", edificar a personalidade do Homem além de suas limitações comuns, ou seja: O verdadeiro líder da Igreja de Deus, deve deixar de lado as pequenas intrigas, pecuinhas e coisas deste tipo e ajudar a unir todos os liderados num mesmo objetivo que é o de elevar o caráter e a forma de pensar dos membros da Igreja ao mesmo caráter e forma de pensar de Cristo, que eram Amor, benignidade, mansidão etc.
 
O que é elevar a visão do liderado, fazer com que o mesmo tenha um conceito superior e um elevado padrão? É fazer e ensinar ao mesmo com que ele enxergue a Cristo e siga assim o exemplo que nos deixou quando partiu desta Terra.
 
A Liderança Cristã é motivada pelo Amor e entrega para servir. É a Liderança sujeita ao controle de Cristo e seu exemplo.
 
Liderança – Nilo Ferreira – sermoes.com.br
 
Entenda a importância de líderes. Se quisermos impactar o Brasil, precisamos de milhares de novas igrejas locais. E cada igreja, existente e a ser plantada, precisa de líderes realmente chamados por Deus, capacitados e comprometidos. O segredo desse nosso grande projeto está no surgimento de uma liderança saudável para nossas igrejas. O primeiro e o mais importante item na plantação de uma igreja não é a escolha do local ou dos métodos ou a reserva de recursos financeiros; é o líder.
 
Ore pelas igrejas e pelos líderes. A geração passada orou por mais obreiros e eles vieram. Multiplicaram-se os seminários e eles estão cheios de vocacionados. Agora, precisamos focar o preparo de plantadores de novas igrejas. O Reino precisa como nunca de obreiros para iniciar novas igrejas.

100 Dias que Impactarão o Brasil – Junta de Missões Nacionais

 

1.1 Bons líderes são padrões de excelência

Algumas definições extremamente importantes sobre modelo, exemplo, excelência e padrão:

Paradigma - Do Grego paradeigma, “padrão, exemplo, modelo”, de paradeiknynai, “mostrar, representar”, literalmente “mostrar lado a lado”, formado por para-, “ao lado”, mais deiknynai, “mostrar, apresentar”.
 
Exemplo - Do Latim exemplum, “uma amostra”, literalmente “o que é retirado”, do verbo eximere, “tirar, remover”, de ex-, “fora”, mais emere, originalmente “tirar”.
 
Excelênte/Excelência - Do Latim excellens, de excellere, “subir, ultrapassar, ser eminente”, verbo formado por ex-, “fora”, mais cellere, “subir alto”, relacionado a celsus, “alto, grande”, do Indo-Europeu kel-, “elevar-se, subir”. (http://origemdapalavra.com.br)

Logo, Exemplo não é “para ficar próximo”, “lembra muito...” ou mesmo “tente copiar”. A Etmologia nos afirma que exemplo é “molde”, “forma”, “reproduza”, “faça idêntico” e etc. Modelo é uma amostra para aferições, o dito “exemplo”!

Portanto, longe de considerar a mocidade dele como impedimento, Timóteo devia ser um exemplo aos crentes na palavra (no falar), no procedimento (Modo de Viver), no amor, na fé (na fidelidade), na pureza (restritamente, "castidade"; mas aqui no sentido de "propriedade" ou "cumprimento cuidadoso das obrigações religiosas"). No espírito (E.R.C.)¹ não se encontra nos melhores textos.

Comentário Bíblico Moody


Por que quando se trata de nossa vida espiritual, aceitamos viver de forma tão leiga, ociosa, negligente e até leviana? Na Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas semelhantes a nós, e que decidiram ser excelentes em adoração ao DEUS Verdadeiro, cito alguns exemplos: José, Noé, Moisés, Abraão e João Batista.
 
Tenho notado que, hoje em dia, a vida de alguns cristãos é morna, não é viva. Falar do Amor de JESUS não queima mais o coração dessas pessoas, como no início da vida cristã. Ouço muitos dizendo assim: “não importa a religião, o que importa é acreditar em alguma coisa.” Que heresia essa frase! Mas se ao menos acreditassem de todo o coração, mas nem isso as pessoas fazem. Muitos hoje são Adventistas no sétimo dia, e não do Sétimo Dia. São poucos os que hoje estariam aptos a defender sua fé para seus amigos, seus chefes e às autoridades.

A Excelência do Cristão – Igor Raniel Bastos


Padrão é aquilo que serve de modelo para outros. Uma séria acusação que pesa sobre a Igreja através dos tempos, tem sido a falta de exemplo dos cristãos e seus líderes. Há uma enorme diferença entre aquilo que se ensina e se exige para o que muitas vezes é exemplificado. Uma liderança plena de autoridade é aquela que obedece à Palavra e se oferece como padrão a ser seguido.

¹ ERC – Edição Revista e Corrigida (a conhecida ARC-Almeida Revista e Corrigida).

Nota MDA: Lemos na Revista “... Início da Criação: sem forma e vazio (Gn 1:2)...”. Já falamos aqui sobre a Teoria do Intervalo, onde pensadores aglutinaram várias noções e conclusões diversas, tentando equalizar a morte antes da Queda do Homem, com os dinossauros e para não contrariar (sic) os cientistas pagãos de então! A forma de narrativa antiga dos Hebreus nos legou o Pensamento Circular, que nos leva ao estudo do todo interrelacionado com tudo e com as mínimas partes. Assim, eles contavam um pedaço da narrativa, depois voltavam com pormenores e depois voltavam detalhando (vide as genealogias). A Terra estava vazia por estar em construção! (veja nossa bibliografia ao final).



1.2 Bons líderes são incentivadores

Para si próprio Paulo passa um traço final na discussão. Quanto ao mais, ninguém me moleste. Ele deu tudo de si. Se apesar disso alguém rejeitar suas palavras e continuar atiçando a briga, Paulo com essa declaração sacode a poeira dos pés, de acordo com uma palavra de seu Senhor (Mt 10.14). Ele está pronto para se sacrificar por cada pessoa (II Co 11:28,29), mas não quando o Senhor fecha uma porta.
 
 
Mateus 10:14
14 - E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
 
II Corintios 11:28-29
28 - Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
29 - Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
 
 
Assim como no cabeçalho da carta Paulo lançou na balança toda a sua autoridade apostólica, assim faz novamente no encerramento da carta: porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. Tinham-no marcado os vestígios de repetidas cruéis chicotadas por autoridades judaicas e gentílicas, um apedrejamento e várias tentativas de linchamento por massas populares agitadas. Devem ter sido visíveis nele, pelo que era do conhecimento dos gálatas. Nele não somente se podia ouvir, mas ao mesmo tempo ver a Mensagem da Cruz. Ele estava literalmente conformado com o Cristo sofredor, tornou-se cruciforme (Fp 3:10). Até em cicatrizes visíveis ele pertencia a esse Jesus e exibia perante as pessoas a Morte de Jesus em seu corpo (II Co 4:10). A esse impacto teria de resistir todo aquele que quisesse descartá-lo.

Comentário Esperança – Adolf Pohl

Filipenses 3:10
10 - Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;

II Corintios 4:10
10 - Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;


Ninguém lidera sozinho. Para ser líder, faz-se necessário que haja pessoas para serem lideradas. Todavia é preciso investir nelas para que elas possam atingir sua missão (Ef 4: 11,12). Esse texto bíblico deixa muito claro esse princípio. “Liderar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você”(Richard Bach).
 
Efésios 4:11-12
11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
 
Entretanto, há líderes que não investem nas pessoas. Há aqueles que só mandam fazer, mas não ensinam como e, às vezes, só critica o seu colaborador. É que eles têm medo de que seus colaboradores os ultrapassem. Não é porque você está na linha de frente e rompe a barreira da força do vento que você é o melhor. Liderar é ter plena consciência de que todos podem fazer a mesma coisa que você faz. É dar oportunidade aos outros e incentivar a motivação deles; os gansos estão aí para nos ensinar isso com seus vôos. Na Bíblia, encontramos o Apóstolo Paulo influenciando de propósito as pessoas, querendo muito que elas crescessem, a ponto de oferecer a sua própria vida para atingir esse propósito (I Ts 2:8). Se gastarmos tempo desenvolvendo e preparando nossos colaboradores, isso vai fazer com que eles cresçam, atinjam o alvo desejado na Obra de Deus e tenham satisfação na sua vida pessoal.
 
I Tessalonicenses 2:8
8 - Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.
 
Para refletir: Eu quero que as pessoas se desenvolvam? Eu existo para influencia de propósitos das pessoas?

Qualidades Bíblicas para o Líder Cristão – Wanderlei

 
Um detalhe importante, mas muito ignorado: QUANDO é que se começa a incentivar um líder? Ou quando DEVERÍAMOS começar? Leia os pontos abaixo e saberá a resposta.

As igrejas não priorizam as crianças: você já reparou que no domingo a noite os obreiros (será não são todos os irmãos incluindo o Pastor?) não vêm a hora de as crianças irem para a salinha onde em muitos casos encontrarão um professor desmotivado ou despreparado?
 
O ensino cristão para crianças não tem um retorno imediato: aqui há um outro motivo que muitas vezes desestimulam nossos lideres de crianças, eles não vêm evolução aparente nas crianças e creditam este fracasso a sua falta de talento ou incapacidade. Esquecem-se que a semente foi plantada e o crescimento quem dará é Deus. Quando ensinamos crianças o crescimento não é visível (exceto em alguns casos) já que estamos trabalhando com conceitos que para eles ainda são incompreensíveis.
 
A maioria dos nossos líderes de crianças não tem preparo adequado: não fique triste comigo mas esta é a mais pura verdade. Muitos lideres infantis se desmotivam e por conseqüência os lideres destes líderes porque não tiveram o preparo adequado. Caíram de para-quedas em um grupo de crianças porque eram simpáticos, engraçados, sabiam pintar ou fazer alguma arte e algum iluminado achou que era a pessoa adequada para aquela função (não se esqueça de que temos pouquíssimos líderes de crianças em nossas igrejas e pegam a laço o primeiro que demonstra o mínimo talento).

Carta para um Líder Desmotivado – Alexandre Pereira


 
1.3 Bons líderes são esclarecedores

Os sinais que abundam na narrativa de João chegaram ao clímax no maior de todos eles, a Ressurreição. Para que o leitor não pense de modo diferente, o escritor apressa-se a observar que os sinais foram muitos. Só alguns poucos foram incluídos neste livro. Mas o Escritor espera que estes capacitem o leitor a crer que Jesus é o Cristo (o objeto da expectativa judia, baseada na profecia do V.T., quando essa expectativa não é pervertida por falsos aspectos do messiado) e o Filho de Deus, revelando o Pai através de palavras e obras e culminando na obediência à Vontade do Pai até à morte. Creiais inclui as idéias do ato inicial da fé, como também da Fé Progressiva. Vida em seu nome, isto é, em união com a sua pessoa.
 
Uma vez que esta parece ser a conclusão natural do Evangelho, alguns mestres concluíram que o capítulo seguinte foi acrescentado mais tarde, ou por João ou por outra pessoa. Mas nada há que exija a aceitação de tal ponto de vista sobre o capítulo final. Ele está cheio de sugestões sobre como a contínua presença do Senhor e seu poder capacitaram a Igreja a cumprir seu ministério no Mundo.

Comentário Bíblico Moody

 
É muito comum na vida cotidiana de uma Igreja Local a ocorrência de conflitos. Por vezes surgem divergências entre os irmãos, ou mesmo entre a própria liderança. O que fazer quando surgem esses conflitos? O que fazer quando acontecem facções no seio da Comunidade Cristã?
 
Perguntas sérias que merecem respostas sérias e objetivas. Onde encontrar tal solução? No conselho do irmão mais experiente? No conselho do pastor? No conselho de um grupo de cristãos mais maduros? Não, não e não. Temos que aprender a buscar conselho na Bíblia, a Palavra de Deus. Devemos aprender a seguir o padrão bíblico. Encontramos na Palavra de Deus muita instrução para solucionarmos os conflitos que ocorrem no seio da Igreja de Deus.
 
O que fazer então quando existe contenda entre os irmãos? Como solucionar os problemas causados por uma facção entre os membros da Igreja Local? É possível sim a obtenção de sucesso na resolução destes problemas.

Como Resolver Conflitos Dentro da Igreja Local – Cleverson de Abreu Faria

Líderes identificam e analizam problemas, tentando criar soluções. Muitos diante de problemas ficam inertes, escravizados. Só enxergargam as dificuldades! Jesus era perito em criar soluções (Jo 20:30). A Confiança deve ser um dos primeiros passos para solução dos problemas. Quanto mais confiança um líder instila em outra pessoa, maiores as chances de ela superar suas barreiras. Jesus era assim, ele inspirava confiança (Jo 6:2).
 
João 20:30
30 - Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
 
João 6:2
2 - E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
 
Aquela mulher à beira do poço tinha além de problemas psicológicos, um grande problema social. O horário em que se dirigiu ao poço denunciava sua situação. Era o horário em que não havia ninguém, e, assim, as criticas e os repúdios dos vizinhos não poderiam atingi-la. Jesus lhe revela o número de seus relacionamentos e lhe assegura que o que vivia atualmente também era roubado. Ela sai dali impactada, alegre e liberta. Abandona o cântaro e a vida de tristeza, e conta para todos quem é, e quem a libertou: “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito” (Jo 4:28.29).



2. Padrão de Comunicação

As palavras são poderosas ferramentas, elas têm o poder de matar e vivificar, é por elas que seremos vistos como salvos ou ímpios. Jesus disse: “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mt 12:37). A melhor forma de um líder apresentar-se como um comunicador do evangelho é não ter do que se envergonhar, vivendo com integridade (2Tm 2.1-5). A transparência e a coerência inspiram confiança nos liderados.


II Timóteo 2:1-5
1 - TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
4 - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
5 - E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.


Mike Myatt, consultor de gestão de líderes da Fortune 500 CEO e CSO da N2growth, partilhou que “é simplesmente impossível sermos um grande líder sem sermos um bom comunicador. Espero que tenham reparado que na frase anterior não me referi a um grande falador, o que é uma grande diferença. É a capacidade de desenvolver uma consciência externa ativa que separa os verdadeiros grandes comunicadores daqueles que só atrapalham quando em interação com os outros. Se reparar nos maiores líderes do mundo, verá que também são grandes comunicadores. Poderão falar sobre as suas ideias, mas fazem-no de forma a atingir as suas emoções e as suas aspirações. Eles percebem que se a sua mensagem não se enraizar com o público, esta não será entendida e muito menos defendida.

10 Segredos de Comunicação dos Grandes Líderes – portaldalideranca.sapo.pt

Para que a Comunicação seja eficaz deve envolver todos os níveis organizacionais. E, para que isto ocorra, as lideranças devem aprender a repassar a informação de forma adequada, com clareza e objetividade. O líder quando valoriza a Comunicação e a utiliza consegue com que a equipe perceba suas potencialidades e direcione suas ações para o atingimento de desafios e, consequentemente, o alcance dos resultados profissionais. O líder deve estimular a compreensão das ações organizacionais, mostrar a necessidade da participação da equipe e gerar autonomia para que o líder se responsabilize pelas suas atividades.
 
Dentre todas as habilidades já conhecidas que um bom líder deve desenvolver, a habilidade de conhecer o seu público e saber qual a melhor maneira de ser entendido conta muito para garantir uma boa relação. Assim como, a habilidade de filtrar as informações recebidas, o líder deve saber selecionar quais os termos e contextos para repassar as mesmas informações de forma a ser compreendida pelo seu público. Sabemos que se este processo for falho, acarretará em uma inevitável desagregação da equipe, pois este não saberá qual é o seu ‘norte’ a seguir.

Liderança e o Processo da Comunicação Organizacional – Alexandra Marques e Liliane Goulart



2.1 O manejo da Palavra da Verdade (II Tm 2:15)
 
II Timóteo 2:1515 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

É muito importante manejar a Palavra da Verdade (a Bíblia) com precisão. Entre outras coisas, isto significa compreender a diferença entre o Antigo e o Novo Testamentos. O Antigo Testamento é a Sombra, enquanto que o Novo é a Realidade (Hb 10:1). O Antigo Testamento foi “pregado na Cruz” e o Novo Testamento é a Lei que hoje vigora espiritualmente (Cl 2:14). O Antigo Testamento é valioso pelos exemplos e para demonstrar como Deus sempre cumpre suas promessas (I Co 10:6). As Promessas de Deus são feitas no Antigo Testamento e cumpridas no Novo.

Hebreus 10:1
1 - PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

Colossenses 2:14
14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

I Corintios 10:6
6 - E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade – biblecourses.com


A expressão “que maneja bem”, aqui empregada, é tirada dos sacrifícios do Antigo Testamento, e significa “cortar direito”. Por isso mesmo a tradução da Bíblia para o Holandês diz “Recht Snijdt” ou “cortar direito”.
 
Para entender o que isso quer dizer, deixe-me levá-lo até aos sacrifícios do Antigo Testamento. Quando o ofertante trazia um cordeiro ou outro sacrifício qualquer, o mesmo era dividido em três partes (exceto no caso da oferta queimada, que era posta inteira sobre o altar). Uma parte era oferecida a Deus, outra parte era oferecida àquele que trouxera a oferta, enquanto que a terceira partilha cabia ao sacerdote.
 
É dessa prática que foi emprestada a expressão “que maneja bem”. Significa simplesmente, dar a cada qual o que lhe pertence de direito. Ora, no estudo da Bíblia deve-se ser muito cauteloso em dar à Igreja aquilo que pertence ao Corpo de Cristo, a Israel aquilo que pertence a Israel, e aos gentios aquilo que pertence aos gentios.
 
Assim como o sacrifício era dividido ou cortado em três partes, também a Bíblia informa-nos que existem três espécies de povos neste Mundo na presente dispensação. Em I Cor. 10:32, Paulo escreve: “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tão pouco para a Igreja de Deus”.
 
Quando estiver a estudar a Bíblia, portanto, antes de mais nada, certifique-se a quem Deus está a falar antes de fazer a sua aplicação. Não misture Israel com a Igreja, nem a fé com as obras, nem a Lei com a Graça, nem a Igreja com o Reino, nem o Céu com o Milênio. Disso só poderá resultar confusão e tolice.

Manejar bem a Palavra da Verdade – M. R. DeHaan

Não é o poder que faz as pessoas seguirem um líder, mas seu caráter, integridade e a maneira de relacionar-se com elas. O líder é um ser humano que se dispôs e assumiu a realização de uma missão com as pessoas. O significado original da palavra ‘liderança’ é continuar uma jornada na companhia dos outros. Assim, um líder está indo para algum lugar, ele tem uma meta e uma visão. Aqueles que se unem a ele na jornada confiam nele, embora não conheçam o caminho, confiam no líder para conduzi-los. Uma liderança cativa às pessoas pelo comportamento e pela ética irrepreensíveis. Não ordena para que algo seja feito ele apenas motiva e seus liderados realizam.


2.2 O conteúdo da Sã Doutrina (Tt 2:1-6)

Tito 2:1-6
1 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 - Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
4 - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5 - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.


Quantas vezes Cristo tem tido que intervir consertando os horríveis erros que nós cometemos com a desculpa da boa intenção, ou da chamada defesa da Sã Doutrina. 
 
Que na realidade não passa de defesa de usos, costumes, tradições e doutrinas meramente humanas. Sem nenhuma base sólida na Palavra de Deus. Quantos que estão com os ouvidos cortados para a verdade e simplicidade da Palavra de Deus, por causa do chamado Evangelho Fácil, ou Evangelho da Prosperidade, porque os “pregadores” dessas heresias não passam na sua maioria de deturpadores, e distorcedores das Sagradas Escrituras. Que Deus nos guarde desse terrível erro. E nos ajude a manejar bem a sua palavra na pureza e simplicidade que ela é. Amém.

O Manejo Errado de uma Espada – Jesué da Silva Andrade


2.3 Coisas a serem evitadas (II Tm 2:16-19)
 
II Timóteo 2:16-1916 - Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
17 - E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
18 - Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
 

1. Não fale com uma língua afiada - Na maioria dos casos, as pessoas não se abrem com pessoas em quem não confiam.
 
2. Seja Pessoal - Deixe de imitir comunicados corporativos e comece a ter conversas organizacionais – pense em diálogo e não em monólogo. Quanto mais pessoal e cativante for a conversa, maior será o seu efeito.
 
3. Seja específico - Especificidade é melhor que ambiguidade, 11 em cada 10 vezes. Aprenda a comunicar com clareza. Simples e conciso é sempre melhor que complicado e confuso.
 
4. Concentre-se nos “leave-behinds” e não nos “take-aways” - Os melhores comunicadores não só têm a capacidade para aprenderem e juntarem informação enquanto comunicam, como também são adeptos da transferência de ideias, de alinhar expetativas, inspirar ações e de espalhar a sua visão.
 
5. Tenha uma mente aberta - Costumo dizer que a rigidez de uma mente fechada é o maior fator que limita novas oportunidades. Um líder atinge um nível completamente diferente assim que procura, voluntariamente, aqueles que têm opiniões ou posições opostas às suas, não com o objetivo de convencê-las a pensar de forma contrária, mas com o objetivo de entender o porquê de pensarem assim.
 
6. Cale-se e ouça - Os grandes líderes sabem quando devem falar e quando devem estar calados. Transmitir a sua mensagem apenas por transmitir não terá o mesmo resultado que uma conversa cativante e com significado, assumindo que compreende que a melhor forma de discurso ocorre dentro uma conversa e não de uma palestra ou monologo.
 
7. Substitua ego por empatia - Sempre aconselhei os líderes a não deixarem o seu ego escrever cheques que o seu talento não consegue cobrir. Quando franqueza é comunicada com empatia e carinho, e não com uma arrogância orgulhosa de um ego inflamado, coisas boas acabarão por acontecer. 
 
8. Ler nas entrelinhas - Aproveite este tempo para pensar e refletir sobre qualquer grande líder que lhe venha à mente. Perceberá que era adepto de ler nas entrelinhas. Têm a estranha habilidade de perceber o que não foi dito, testemunhado ou ouvido.
 
9. Quando falar, saiba do que fala - Desenvolva um domínio técnico sobre a sua área de especialidade. Se não tem uma área de especialidade, poucos serão os que o ouvirão. A maioria das pessoas bem-sucedidas tem pouco interesse em ouvir pessoas que não conseguem acrescentar valor a uma situação ou tópico, mas que se metem na conversa apenas para ouvir a sua voz.
 
10. Fale com os grupos com se fossem individuais - Os líderes nem sempre têm o luxo de falar com as pessoas num ambiente privado. Os grandes comunicadores conseguem adaptar uma mensagem de tal forma que, ao falarem numa sala de conferências com 10 pessoas ou num auditório com 10 000, a mensagem é sempre dirigida a todo e qualquer indivíduo presente.
 
Bónus - Esteja preparado para alterar a mensagem caso seja necessário - Outro componente da estratégia de comunicação, que raramente é discutida, é como prevenir que a mensagem tenha um efeito negativo e o que fazer quando isso acontecer.



Quanto ao discurso, os falsos líderes são neste aspecto facilmente identificáveis, eles gostam de entreter o povo com piadas, amam contendas de palavras, não doutrinam o povo, porque vêem o evangelho como fonte de lucros.


3. Padrão de boas obras

O líder cristão deve em sua própria pessoa oferecer-se como um modelo de boas obras (Tt 2.7). Note que a palavra de Paulo está no imperativo “torna-te padrão”. Palavra semelhante encontramos em lTm 4.12. Este homem que lidera deve ser um padrão dos fiéis:

Tito 2:7
7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

I Timóteo 4:12
12 - Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

3.1 Na linguagem

Líderes existem para construir, mas a Bíblia nos alerta: cada um observe como edifica... Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto (I Co 3.10b. 11). Muitos prédios bonitos caem com o passar do tempo, porque seus alicerces não foram preparados para suas estruturas. Assim são não somente os líderes, mas aqueles que são edificados sem terem os alicerces adequados.


3.2 No procedimento

Há uma necessidade para o líder cristão ser autocrítico. Ele deve avaliar se seu procedimento está em acordo com o evangelho de Cristo.  É mais fácil proceder assim quando  este alguém se lembra que prestará conta do próprio procedimento tanto no presente quanto no porvir. Quanto ao amor,  elçe é mais que um sentimento, ele tem capacidade de agregar a si as várias virtudes que o compõe. Um líder que almeja os homens, isto é,  conquistar discípulos e seguidores precisa ser um padrão de amor. Esse amor deverá se manisfestar nos relacionamentos conforme se fizer necessário, por exemplo: às vezes, alguém precisa que se demostre confiança, outros paciência, outros retidão, outros gentileza ( Tt 2:1-3 ).

Tito 2:1-3
1 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 - Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;



3.3 Na fé e pureza

Tanto a fé quanto a pureza são inspiradores, pois nada se compara a uma vida totalmente resignada a Jesus Cristo. A fé é diferente de saber que Deus existe. ela é capaz de moldar o procedimento de qualquer ser humano. A fé é sucedida pelas obras no princípio,  mas depois caminham juntas, fé e obra ( Tg 2:22 ).

Tiago 2:22
22 - Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

Homens cheios de fé, são contagiantes por serem cheios de boas obras ( At 6:1 ) e, isto não depende de seus temperamentos. Afinal,  as pessoas se prendem a resultados práticos visíveis. Vejamos o exemplo de Estevão. Ele foi um homem cheio de fé. Isto significa que sua vida era tão cheia de fé, que não havia vazio que o medo, ou a dúvida pudesse ocupar.

Atos 6:1
1 - ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.


Conclusão

A verdadeira liderança cristã tem forma e conteúdo, por isso, ela é inspiradora. O mundo ainda aguarda vozes de líderes cujos corações andam através das chamas do amor de Deus. Homens que não se contentem com nada mais neste tempo presente senão a se oferecem como sacrifício no altar de Cristo.



http://www.doutoresdealmas.org/2014_08_01_archive.html

Adaptação: Ev-Reginaldo Silva de Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARCADORES COM CLASSIFICAÇÃO DAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ASSUNTOS EM PAUTA (261) PSICANÁLISE (94) SACRAMENTO UTILIDADE PÚBLICA (88) CRISTIANISMO EM AÇÃO (78) REFLEXÃO (59) SAÚDE (56) INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSO (39) CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OBREIROS DE SACRAMENTO (17) DEPENDÊNCIA QUÍMICA (11) AGENDA (9) SAÚDE MENTAL (9) JESUS (8) PSICOLOGIA PASTORAL (8) TERAPIA OCUPACIONAL (8) TRATAMENTO (8) RELAÇÕES FAMILIARES (7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (6) SALVAÇÃO (6) ANSIEDADE (5) RELACIONAMENTO (5) CÉU (4) DISSERTAÇÃO (4) MEC (4) TRANSTORNO (4) ANOREXIA (3) BIOGRAFIA (3) CORREÇÃO (3) DIABETES (3) DIETA (3) DINHEIRO (3) SOCIOLOGIA (3) UNIVERSITÁRIA (3) ALCOOLISMO (2) BEBÊ (2) CID-10 (2) CIÚMES (2) DEPRESSÃO (2) DOUTORADO (2) ENADE (2) ENEM (2) ESTRESSE (2) FILOSOFIA (2) FOBIA SOCIAL (2) FREUD (2) FUTEBOL (2) IBRAPCHS (2) IFRJ (2) INSEGURANÇA (2) MACONHA (2) MEDO (2) MESTRADO (2) MONOGRAFIA (2) PESQUISA CIENTÍFICA (2) POLÍCIA (2) POLÍTICA (2) PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2) TRAIÇÃO (2) ALIANÇA TERAPÊUTICA (1) ARRISCAR (1) CARRO (1) CBP (1) COMPETÊNCIA (1) COMPLEXO DE ÉDIPO (1) CONTRATRANSFERÊNCIA (1) CONTRIBUINTE (1) CÂIMBRA (1) CÂMARA MUNICIPAL (1) DNA (1) EFRAIN (1) EMPRESA (1) ENQUETE (1) ENTREVISTA (1) FACULDADE (1) FATEF (1) FERRO (1) FIOCRUZ (1) FOBIA (1) GOZO (1) GRAVIDEZ (1) IBPC (1) INEP (1) INFLAMAÇÃO (1) INSPIRAÇÃO E CITAÇÃO (1) INSULINA (1) JOSUÉ (1) JOÃO BATISTA (1) LATO SENSU (1) LUTO (1) MAQUIAVEL (1) MEMBROS INFERIORES (1) MEMÓRIA (1) NEOPLASIA (1) NEUROPATIA (1) NICODERMOS (1) NOTA FISCAL (1) OPORTUNISTA (1) PARALISIA (1) PRÓTESE (1) PULSIONAL (1) QUEM SOU EU? (1) RADICAIS LIVRES (1) REDAÇÃO (1) REPROVAÇÃO (1) RH (1) SBPI (1) SBPRJ (1) SEROTONINA (1) SINTE (1) SONHOS (1) SONO (1) SPOB (1) SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (1) SÍMBOLO (1) TAS (1) TESE (1) TRANSFERÊNCIA (1) TUMOR (1) UFF (1) VASCULOPATIA (1) VEREADOR (1) ZACARIAS (1) ZINCO (1) ZOROBABEL (1) ÓRTESE (1)