SEJA BEM VINDO VISITANTE Nº

VISITANTES

BEM VINDO VISITANTE:

PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

  • PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

TEOLOGIA

  • CRISTIANISMO, INFORMAÇÃO E CULTURA

PESQUISA

FAÇA A TUA PESQUISA AQUI. É SÓ DIGITAR, CLICAR E VISUALISAR A FAIXA VERDE ABAIXO

PESQUISA

  • INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSOS

sábado, 5 de janeiro de 2013

FESTAS JUDAICAS

JUDAÍSMO

          Estudaremos neste capítulo tudo o que se refere à cultura e religião judaica, suas festas, seu culto, partidos políticos e religiosos, sua musica, etc.
          Como nossa intenção não é somente conhecer sua cultura, mas seus sentimentos também, então este capítulo é de vital importância.

FESTAS

          Como já sabemos, as festas judaicas eram barulhentas e alegres onde todos dançavam e cantavam, todos participavam e ninguém assistia. Mas nem todas as festas eram tão alegres, pois algumas eram uma espécie de culto, onde o povo arrependido ai buscar perdão para os seus pecados, era um momento de puri-ficação, de reflexão. 
          As festas mais alegres eram as festas da colheita onde o povo dançava a cantava alegremente pelas ruas, tocando seus instrumentos, mas nestas também havia o momento de silencio, oração e meditação. Cada uma das sete festas anuais, elas tinham também fins educativos, pois cada uma tinha em si lições sobre a história da nação, suas vitórias, derrotas, esperança, etc.

          A páscoa – Esta festa esta ligada a história do povo de Israel; páscoa é a transliteração da palavra hebraica pessash que significa passar, ou passar por cima. A data em que ela é comemorada é 14 de nisã, corresponde entre março e abril. Ela relembra e comemora o dia em que Deus livrou os israelitas da morte dos primogênitos e os retirou do Egito livrando da escravidão, nesta ocasião Deus instruiu o povo de Israel a passar o sangue do cordeiro que tinha sido morto nos batentes das portas, para que o Senhor não matasse os primogênitos, isto está registrado em Êxodo 12. 
          O cordeiro usado para a páscoa deveria ser todo assado
em fogo, inteiro com cabeça, patas, e nada podia ser cortado ou quebrado, seu sangue deveria ser passado na verga da porta, parte de cima do batente, ele deveria ser consumido a noite e rapidamente acompanhado de pão sem fermento e ervas amargas. As pessoas deveriam consumilo rapidamente, com os lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão, para a saída rápida do Egito. 
          A páscoa era uma festa familiar comemorada em casa e não comunitária, mas após 600Ac criaram costume de imolar um cordeiro em Jerusalém, por causa disto esta festa foi deixando de ser familiar e passou a ser comunitária.

         As festas dos pães asmos – Ao passo que a páscoa era uma festa come-morada dentro de casa pela família, a festa dos pães asmos era uma festa comunitária, a páscoa era alegre só que mais em caráter de culto, já a festas dos pães asmos relacionada a agricultura, tinha objetivo de cultuar a Deus com alegres danças e cantos e agradecer pela produção do campo. Ela começava também em 14 de Nisã, mas sua duração era de uma semana. Esta festa é mais antiga que a da páscoa. Como a páscoa passou a ser comunitária também, então o povo comemorava as duas juntas, por isto muitos pensam ser uma parte de outra, mas na
verdade são duas festas separadas.

       Jerusalém nestas festas - se tornava um grande armazém, pois grandes carregamentos de todos os tipos de suprimentos eram levados para lá, que deveria poder abastecer seus visitantes. Por causa deste grande afluxo de peregrinos Jerusalém se tornava um grande centro comercial, as mercadorias de várias espécies e origens vinham de caravana pelas estradas. 
     Os animais para sacrifício chegavam a 25.000 cabeças, as hospedarias ficavam lotadas e alguns chegavam a alugar espaços dentro de suas casas os quintais para estrangeiros, os campos pela cidade ficavam lotados de tendas montadas. Não é necessário dizer que ao fim destas festas a cidade e seus habitantes estavam satisfeitos com os ganhos.
       Nestas festas o ato mais solene a sério era a cerimônia de abertura, mas durante o resto da semana era muita festa alegria e cantos, eles compravam o melhor que o seu dinheiro podia adquirir e se divertiam a vontade, tinham o incentivo da lei para isto – veja Deuteronômio 14:26. As mulheres queriam comprar tecidos e perfumes e para os homens dentre muitas coisas o principal era o vinho. Sobre a páscoa – Examine Êxodo 12:3-11 e veja se reconhece neste cordeiro alguma semelhança com o Senhor Jesus.

      Pentecostes - Cinqüenta dias após a páscoa, tinha inicio a festa de pentecostes, que era a época da colheita do trigo; pentecostes ou festas das semanas. A lei manda que seja cumprida em Êxodo 34:22. Em Levítico 23:1522 temos a especificação dos diversos componentes das ofertas e como e quando deveriam ser oferecidos. Era outra festa alegre com muitas compras, comidas e bebidas. 
           A igreja nasceu oficialmente no dia de pentecostes, quando o Espírito Santo veio sobre os que estavam ali reunidos, apóstolos e seguidores de cristo – Atos 2:1-4; aliás, gostaria de não afirmar que a igreja nasceu ali, isto é interpretação de alguns, precisamos saber o dia que Deus considera como sendo o inicio da igreja, mas se foi neste dia ou em outro, isto não tem tanta importância. É bem capaz que o Espírito tenha vindo no dia de pentecostes para fazer um paralelo (simbologia) com o trigo sendo colhido.

          Festa dos tabernáculos - Esta é a terceira festa relacionada a agricultura, esta festa também tem os seguintes nomes : Festa das tendas, Festa da colheita, e Festa do Senhor. 
        Comemorada no inicio do Outono, ele celebra a colheita das uvas e azei-tonas. Não havia um dia certo para começar, mas uma época, pois acontecia após a colheita que poderia atrasar por causa do mau tempo e também após a pensagem do fruto colhido. Por fim depois de algum tempo a data de 15 de Tishri foi estabelecida. 
       O povo era chamado as ruas pelo toque das trombetas para assistirem a marcha dos sacerdotes que iam ao tanque de Siloé colher água derrama-la no altar de Deus, para agradecer pela água e pedir chuvas. O povo levava nas mãos ramos de palmeiras e a noite tochas de fogo, sempre dançando a cantando pelas ruas, nestas festas não havia um lugar para o festejo, vários grupos numerosos iam cantando e dançando pelas ruas da cidade.

       O ano novo ou Rosh Hashana (cabeça do ano) - Não sabemos se nos tempos bíblicos os judeus comemoravam o ano novo, mas hoje isto é um fato.
           Moderno calendário judaico de festas ano de 5762(2003) As datas são também modernas, mudaram um pouco.
Tu Bishvat- Ano novo das árvores 28 / 01
Purim -Comemora a salvação do povo judeu na pérsia antiga 25 e 26 / 02
Pessach - Páscoa Comemora a libertação do povo da escravidão do Egito 27/03 a 04/04
Yom Hashoah- Recorda o levante do gueto de Varsóvia e do Holocausto 09 / 04
Yom Hazikaron- Dia de homenagem aos soldados tombados do exercito de srael 16 / 04
Yom Haatzmaut- Aniversário da independência do estado de Israel. 17 / 04
Lag Baomer- Aniversário da morte do Rabi Shimon bar Iochai. 30 / 04
Yom Yerushalaim- Dia da libertação de Jerusalém. 10 / 05
Shavuot- Comemora o recebimento das tábuas da lei e festa da colheita. 17 / 05
Tisha Be Av Jejum- Destruição dos templos. 18 / 07
Rosh Hashana- Ano novo Judaico 5763. 06 / 09
Kol Nidrei- Véspera do Yom Kipur. 15 / 09
Yom Kipur- Dia da Perdão – O mais sagrado dia do judaísmo. 16 / 09
Sucot- Festa das cabanas e das 4 espécies de plantas que expressam a união do povo. 21 / 09
Simcha- Tora Festa do encerramento e inicio do ciclo anual da leitura da Torá. 29 / 09
Chanuka- Festa das luzes – Vitória da luta pela liberdade 29 / religiosa. 

         
UNIVERSIDADE DA BÍBLIA ®
www.universidadedabiblia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SELECIONE A POSTAGEM ABAIXO E VEJA O CONTEÚDO NO PAINEL VERDE ACIMA

MARCADORES COM CLASSIFICAÇÃO DAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ASSUNTOS EM PAUTA (261) PSICANÁLISE (94) SACRAMENTO UTILIDADE PÚBLICA (88) CRISTIANISMO EM AÇÃO (78) REFLEXÃO (59) SAÚDE (56) INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSO (39) CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OBREIROS DE SACRAMENTO (17) DEPENDÊNCIA QUÍMICA (11) AGENDA (9) SAÚDE MENTAL (9) JESUS (8) PSICOLOGIA PASTORAL (8) TERAPIA OCUPACIONAL (8) TRATAMENTO (8) RELAÇÕES FAMILIARES (7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (6) SALVAÇÃO (6) ANSIEDADE (5) RELACIONAMENTO (5) CÉU (4) DISSERTAÇÃO (4) MEC (4) TRANSTORNO (4) ANOREXIA (3) BIOGRAFIA (3) CORREÇÃO (3) DIABETES (3) DIETA (3) DINHEIRO (3) SOCIOLOGIA (3) UNIVERSITÁRIA (3) ALCOOLISMO (2) BEBÊ (2) CID-10 (2) CIÚMES (2) DEPRESSÃO (2) DOUTORADO (2) ENADE (2) ENEM (2) ESTRESSE (2) FILOSOFIA (2) FOBIA SOCIAL (2) FREUD (2) FUTEBOL (2) IBRAPCHS (2) IFRJ (2) INSEGURANÇA (2) MACONHA (2) MEDO (2) MESTRADO (2) MONOGRAFIA (2) PESQUISA CIENTÍFICA (2) POLÍCIA (2) POLÍTICA (2) PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2) TRAIÇÃO (2) ALIANÇA TERAPÊUTICA (1) ARRISCAR (1) CARRO (1) CBP (1) COMPETÊNCIA (1) COMPLEXO DE ÉDIPO (1) CONTRATRANSFERÊNCIA (1) CONTRIBUINTE (1) CÂIMBRA (1) CÂMARA MUNICIPAL (1) DNA (1) EFRAIN (1) EMPRESA (1) ENQUETE (1) ENTREVISTA (1) FACULDADE (1) FATEF (1) FERRO (1) FIOCRUZ (1) FOBIA (1) GOZO (1) GRAVIDEZ (1) IBPC (1) INEP (1) INFLAMAÇÃO (1) INSPIRAÇÃO E CITAÇÃO (1) INSULINA (1) JOSUÉ (1) JOÃO BATISTA (1) LATO SENSU (1) LUTO (1) MAQUIAVEL (1) MEMBROS INFERIORES (1) MEMÓRIA (1) NEOPLASIA (1) NEUROPATIA (1) NICODERMOS (1) NOTA FISCAL (1) OPORTUNISTA (1) PARALISIA (1) PRÓTESE (1) PULSIONAL (1) QUEM SOU EU? (1) RADICAIS LIVRES (1) REDAÇÃO (1) REPROVAÇÃO (1) RH (1) SBPI (1) SBPRJ (1) SEROTONINA (1) SINTE (1) SONHOS (1) SONO (1) SPOB (1) SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (1) SÍMBOLO (1) TAS (1) TESE (1) TRANSFERÊNCIA (1) TUMOR (1) UFF (1) VASCULOPATIA (1) VEREADOR (1) ZACARIAS (1) ZINCO (1) ZOROBABEL (1) ÓRTESE (1)