SEJA BEM VINDO VISITANTE Nº

VISITANTES

BEM VINDO VISITANTE:

PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

  • PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

TEOLOGIA

  • CRISTIANISMO, INFORMAÇÃO E CULTURA

PESQUISA

FAÇA A TUA PESQUISA AQUI. É SÓ DIGITAR, CLICAR E VISUALISAR A FAIXA VERDE ABAIXO

PESQUISA

  • INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSOS

quarta-feira, 19 de junho de 2013

NÃO HÁ CONQUISTA DE SONHOS SEM SACRIFÍCIO E NÃO PODE HAVER SACRIFÍCIO SEM CUSTO

NÃO HÁ CONQUISTA DE SONHOS SEM SACRIFÍCIO
 E
 NÃO PODE HAVER SACRIFÍCIO SEM CUSTO


I Crônicas 21:1-30

          NA  AVALIAÇÃO  DESTE  TEXTO  BÍBLICO PERCEBE-MOS  QUE  NÃO HÁ CONQUISTA DE SONHOS SEM SACRIFÍ-CIO E QUE TAMBÉM NÃO PODE  HAVER  SACRIFÍCIO  SEM CUSTO. NESTA  PASSAGEM  VERIFICAMOS  ISTO  NA  VIDA DO  REI  DAVI  E  JÁ QUE A PALAVRA DE DEUS É ATEMPO-RAL PODEMOS APLICÁ-LA NOS DIAS DE HOJE. 
          IMPORTA, AINDA, QUE NÃO FAÇAMOS INTERPRETA-ÇÕES ISOLADAS , POIS O ENTENDIMENTO SERIA PREJUDI-CADO.

1 - ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
- INICIALMENTE PERCEBEMOS QUE DAVI FOI INCITADO POR SATANÁS A NUMERAR O POVO. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE NADA ACONTECE SEM A PERMISSÃO DE DEUS. DESSA FORMA PERCEBEMOS QUE SATANÁS INFLUENCIOU NA DECISAÕ DE DAVI POR DEUS QUERIA TRATAR ALGO EM SUA VIDA E TAMBÉM DISCIPLINAR O POVO DE ISRAEL.

2 - E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
- POR QUE ESTE PENSAMENTO ENTROU NO CORAÇÃO DO REI? O QUE SE PASSAVA EM SUA MENTE PARA TER SATANÁS O PODER SOBRE ELE? ORGULHO, VAIDADE, PREPOTÊNCIA, AUTOSUFICIÊNCIA... TUDO ISTO PROVAVELMENTE ESTAVA EM SEU CORAÇÃO POIS DEUS HAVIA COLOCADO TODOS OS SEUS INIMIGOS EM SUAS MÃO... ELE GUERREIOU E VENCEU PORQUE O SENHOR ESTAVA COM ELE.

3 - Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
- JOABE TAMBÉM NÃO ACHOU BOA AQUELA DECISÃO E TENTEOU ALERTAR DAVI A RESPEITO DAQUELE NEGÓCIO. RELEMBROU QUE INDEPENDENTE DA QUANTIDADE TODOS ERAM SERVOS DE DAVI. NÃO HAVIA NECESSIDADE DE CONHECER O TAMANHO DO PODER DO EXÉRCITO. NOTO AINDA QUE JOABE COM TODA SUA FIDELIDADE QUESTIONOU O REI.

4 - Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém.
- ADMINISTRATIVAMENTE FALANDO A DECISÃO DO REI TINHA QUE SER ACATADA. ISTO MOSTRA QUE DAVI ERA HOMEM DE PULSO FIRME E JOABE, GOSTANDO OU NÃO, DEVERIA OBDECER... TESTE DE FIDELIDADE!

5 - E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.
6 - Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe.
- A ATITUDE DE JOABE MOSTRA QUE ELE NÃO ERA TOTALMENTE FIEL A DAVI, POIS MENTIU DANDO O RESULTADO ERRADO. MAS JOABE ESTAVA CERTO NA SUA PERCEPÇÃO, CONTUDO UMA VEZ DECIDIDO ELE DEVERIA CUMPRIR OU DIZER QUE NÃO IRIA CUMPRIR. ISTO FAZ QUALQUER OBREIRO PENSAR NOS LIDERADOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA... NEM TODOS QUE DIZEM SIM OBDECERÃO.

7 - E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
- JOABE PERCEBEU BEM MAS AGIU MAU. E DEUS REPROVARA TAMBÉM A ATITUDE O REI. O GRANDE PROBLEMA NESTE CASO É QUE DAVI ERROU E O POVO PAGOU; POR VENTURA DEUS NÃO É JUSTO? DEUS É SEMPRE JUSTO. PROVAVEMENTE DAVI RECEBEU A APROVAÇÃO DO POVO PARA FAZER AQUELE SENSO; RELEMBRE-SE QUE DEUS TINHA UMA DISCIPLINA PARA COM ISRAEL POR ISTO A FERIU.

8 - Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
9 - Falou, pois, o SENHOR a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
10 - Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o SENHOR: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça.
11 - E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe para ti,
12 - Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o anjo do SENHOR destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
13 - Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.
-  DAVI ERA UM HOMEM QUE AGRADAVA A DEUS, MAS COMO HOMEM QUE ERA, INFELIZMENTE TAMBÉM PECAVA. UMA VIRTUDE MUITO GRANDE EM DAVI ERA O RECONHECIMENTO DO PECADO E O ARREPENDIMENTO E DEUS SONDAVA O SEU CORAÇÃO. É OBSERVADO TAMBÉM QUE DEUS PERDOAVA O REI ASSIM COMO PERDOA OS NOSSOS PECADOS, TODAVIA EXISTEM AS CONSEQUENCIAS.
- DEUS FALA AO PROFETA GADE E ESTE TRANSMITE AS OPÇÕES A DAVI QUE INTELIGENTEMENTE PREFERE CAIR NAS MÃOS DE DEUS. E CONFESSA ESTAR EM GRANDE ANGUSTIA, MESMO ASSIM ELE CHAMA SOBRE SI A RESPONSABILIDADE E PEDE A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA O POVO.

14 - Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
15 - E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.
- É NOTÓRIO QUE A JUSTIÇA DE DEUS NÃO PERMITIRIA QUE 70.000 HOMENS DE ISRAEL CAISSEM, MAS SE CAIRAM É PORQUE DEUS JÁ FARA QUE IRIA DISCIPLINAR ISRAEL. CONTUDO A MISERICÓRDIA DO SENHOR FALOU MAIS ALTO E DEUS MANDOU O ANJO RETIRAR A SUA MÃO E CESSAR AS MORTES.

16 - E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
17 - E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo.
18 - Então o anjo do SENHOR ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao SENHOR na eira de Ornã, o jebuseu.
19 - Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, que falara em nome do SENHOR.
20 - E, virando-se Ornã, viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã estava trilhando o trigo.
21 - E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
22 - E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao SENHOR; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
23 - Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
24 - E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o SENHOR, para que não ofereça holocausto sem custo.
25 - E Davi deu a Ornã, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.
26 - Então Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.
27 - E o SENHOR deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada à bainha.
28 - Vendo Davi, no mesmo tempo, que o SENHOR lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, sacrificou ali.
29 - Porque o tabernáculo do SENHOR, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.
30 - E não podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do anjo do SENHOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARCADORES COM CLASSIFICAÇÃO DAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ASSUNTOS EM PAUTA (261) PSICANÁLISE (94) SACRAMENTO UTILIDADE PÚBLICA (88) CRISTIANISMO EM AÇÃO (78) REFLEXÃO (59) SAÚDE (56) INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSO (39) CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OBREIROS DE SACRAMENTO (17) DEPENDÊNCIA QUÍMICA (11) AGENDA (9) SAÚDE MENTAL (9) JESUS (8) PSICOLOGIA PASTORAL (8) TERAPIA OCUPACIONAL (8) TRATAMENTO (8) RELAÇÕES FAMILIARES (7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (6) SALVAÇÃO (6) ANSIEDADE (5) RELACIONAMENTO (5) CÉU (4) DISSERTAÇÃO (4) MEC (4) TRANSTORNO (4) ANOREXIA (3) BIOGRAFIA (3) CORREÇÃO (3) DIABETES (3) DIETA (3) DINHEIRO (3) SOCIOLOGIA (3) UNIVERSITÁRIA (3) ALCOOLISMO (2) BEBÊ (2) CID-10 (2) CIÚMES (2) DEPRESSÃO (2) DOUTORADO (2) ENADE (2) ENEM (2) ESTRESSE (2) FILOSOFIA (2) FOBIA SOCIAL (2) FREUD (2) FUTEBOL (2) IBRAPCHS (2) IFRJ (2) INSEGURANÇA (2) MACONHA (2) MEDO (2) MESTRADO (2) MONOGRAFIA (2) PESQUISA CIENTÍFICA (2) POLÍCIA (2) POLÍTICA (2) PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2) TRAIÇÃO (2) ALIANÇA TERAPÊUTICA (1) ARRISCAR (1) CARRO (1) CBP (1) COMPETÊNCIA (1) COMPLEXO DE ÉDIPO (1) CONTRATRANSFERÊNCIA (1) CONTRIBUINTE (1) CÂIMBRA (1) CÂMARA MUNICIPAL (1) DNA (1) EFRAIN (1) EMPRESA (1) ENQUETE (1) ENTREVISTA (1) FACULDADE (1) FATEF (1) FERRO (1) FIOCRUZ (1) FOBIA (1) GOZO (1) GRAVIDEZ (1) IBPC (1) INEP (1) INFLAMAÇÃO (1) INSPIRAÇÃO E CITAÇÃO (1) INSULINA (1) JOSUÉ (1) JOÃO BATISTA (1) LATO SENSU (1) LUTO (1) MAQUIAVEL (1) MEMBROS INFERIORES (1) MEMÓRIA (1) NEOPLASIA (1) NEUROPATIA (1) NICODERMOS (1) NOTA FISCAL (1) OPORTUNISTA (1) PARALISIA (1) PRÓTESE (1) PULSIONAL (1) QUEM SOU EU? (1) RADICAIS LIVRES (1) REDAÇÃO (1) REPROVAÇÃO (1) RH (1) SBPI (1) SBPRJ (1) SEROTONINA (1) SINTE (1) SONHOS (1) SONO (1) SPOB (1) SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (1) SÍMBOLO (1) TAS (1) TESE (1) TRANSFERÊNCIA (1) TUMOR (1) UFF (1) VASCULOPATIA (1) VEREADOR (1) ZACARIAS (1) ZINCO (1) ZOROBABEL (1) ÓRTESE (1)