Cresce procura por mestrado profissional em psicanálise na UVA
- Category: Notícias do Campus
- Created on Wednesday, 29 August 2012 15:54
No ano em que a psicologia completa 50 anos como profissão regulamentada, o mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida já está com a sua sétima turma em andamento e festeja seu crescimento. Recebendo alunos das mais diferentes áreas do conhecimento, o curso tem enfoque multidisciplinar em antropologia, filosofia, arte, ciências sociais, ciências da Saúde, comunicação e direito.De acordo com a coordenação do curso, no edital 2012 foram inscritos 105 alunos, sendo que foram selecionados 28 para preencher as 25 vagas existentes. No edital anterior, o número foi de 87. Uma explicação para o sucesso do programa está na recente avaliação do MEC, onde o mestrado recebeu conceito quatro, a nota máxima é cinco. “Esta nota é o resultado de um trabalho de excelência, realizado por uma equipe de professores e pesquisadores de alto nível, bem como sinaliza uma área na qual a UVA tem expertise”, afirmou Beatriz Balena, pró-Reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da universidade.
O curso, que começou em 2006, é destinado aos profissionais que queiram articular sua prática profissional com a psicanálise. “Nosso curso é procurado por pessoas de diversos segmentos, entre eles medicina, comunicação, administração, educação e direito”, diz a coordenadora do mestrado, Glória Sadala. Bárbara Carissimi, mestre pelo programa, diz que o mestrado era um objetivo antigo. “Reencontrar a psicanálise depois de mais de 10 anos de formada e atuando na área de Recursos Humanos foi, no mínimo, um grande desafio”, revela Carissimi.
A pró-reitora adianta a proposta da universidade em dar continuidade ao programa de pós-graduação com o lançamento de um doutorado na mesma área. A proposta está sendo analisada pela Capes e espera-se que a aprovação aconteça até o final deste ano. Além do mestrado em psicanálise, a UVA desenvolve programas de mestrado na área de odontologia e fonoaudiologia e aguarda, para o ano que vem, a criação de novos cursos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário