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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Aprendizagem e as Disfunções Cerebrais

A Aprendizagem e as Disfunções Cerebrais

por: Stela Nolla Marrega
Professores devem criar mecanismo para alunos revelarem as dificuldadesProfessores devem criar mecanismo para alunos revelarem as dificuldades. 
Este artigo tem como objetivo apresentar como as disfunções cerebrais podem afetar a aprendizagem das crianças. Com isso, uma grande parte destas apresentam dificuldades significativas no período escolar. Pode-se concluir que o Psicopedagogo pode fazer muita diferença no desenvolvimento do educando, com uma escuta e um olhar mais sensível quanto às demandas de professores, alunos e famílias.


1. A aprendizagem

O cérebro tem um papel fundamental em nossa vida, especialmente na aprendizagem.

A aprendizagem ocorre através da interação do sujeito com o meio o qual ele vive, por um processo complexo que se dá no interior de cada individuo. Para que a esta ocorra, é importante que o cérebro esteja em total funcionalidade.

Segundo Visca (1987), a aprendizagem depende de uma estrutura onde envolva o cognitivo/afetivo/social, nas quais estas sejam indissociavelmente ligadas a alguns aspectos desses três elementos. Sendo assim, a inteligência vai se construindo a partir da interação do sujeito e as circunstâncias do meio social.


2. O cérebro humano

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. O lado esquerdo recebe as informações do lado direito e o lado direito recebe e controla os movimentos do lado esquerdo.

O hemisfério esquerdo é o lado racional, lógico e matemático (realidade), já o hemisfério direito é responsável pela imaginação criativa, a serenidade, a capacidade de síntese, a facilidade de memorizar.

A substancia cinzenta do cérebro é chamada de córtex cerebral e este é dividido em quatro áreas: lobo frontal, lobo occipital, lobo pariental e lobo temporal.

O lobo frontal esta relacionado com as ações, movimentos, estratégias, decisões, planejamentos, capacidade para ligações afetivas-emocionais e julgamento social. Ele é dividido em córtex motor e córtex pré-frontal.

O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária enquanto o córtex pré-frontal está ligado a aprendizagem motora e aos movimentos que necessitam de precisão.

O lobo occipitais está localizado na parte inferior do cérebro e está relacionado aos estímulos visuais, de movimento, profundidade, distância e cor.

O lobo temporal está localizado acima das orelhas e está ligado aos estímulos auditivos permitindo ao indivíduo reconhecer o que ouve.

O lobo pariental está localizado na parte superior do cérebro e é dividido em duas partes: anterior e posterior. Anterior está relacionado as percepções das sensações como tato, dor e calor. E a posterior tem como finalidade analisar, integrar e interpretar as recepções recebidas pela anterior.


3. As disfunções cerebrais

Segundo a definição estabelecida em 1981 pelo National Joint Comittee for Learning Disabilities, nos Estados Unidos da América, dificuldade de aprendizagem é:

“ um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo e presume-se que devido à disfunção do Sistema Nervoso Central. Apesar de que uma dificuldade de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes (por exemplo, deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio social e emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é o resultado direto dessas condições ou influências. (COLLARES & MOYSÉS, 1992)

Quando há uma disfunção cerebral que acomete a integridade do cérebro, pode se levar à uma dificuldade de aprendizagem. Segundo Quézia Bombonatto, “a dificuldade de aprendizagem é algo adquirido, por isso, diversas áreas do cérebro precisam ser estimuladas. Às vezes temos a competência, mas não temos a habilidade. Com a estimulação, o cérebro possibilita a ampliação das redes neurais, então podemos nos apropriar desse conhecimento”.

As principais disfunções são: Disfasia, Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discauculia, Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade) e Lesão Cerebral.

Nesse sentido observa-se que cada indivíduo possui diferentes potenciais de inteligência. E que ela não é fixa, já que todo ser humano possui habilidade para expandir e aumentar sua própria aprendizagem.


Considerações Finais

Concluo que a escola tem um importante desafio, que é o de aproveitar o potencial de inteligência de seus alunos para conquista do sucesso no processo de aprendizagem. Os professores são os principais agentes, através do desenvolvimento de projetos de interesse para a realidade do ensino e aprendizagem. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade.

Quando compreendem que aprendizagem envolve cérebro, corpo e sentimentos adotam uma ação mais competente levando em conta as dificuldades, transtornos, distúrbios, problemas de aprendizagem, para o desenvolvimento na construção do conhecimento.


Referencias bibliográficas:

COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS, M. A. A. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Cadernos CEDES nº 28, Campinas: Papirus, 1993, pp. 31-48.

FERNÀNDEZ, A . A Inteligência Aprisionada – abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre. Artes Médicas, 1991.

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica – Epistemologia Convergente. Porto Alegre. Artes Médicas, 1987.

BORGES, A L. “ O Movimento Cognitivo – Afetivo – Social na Construção do Ser” In Sargo, Claudete. A Práxis Psicopedagógica Brasileira. São Paulo. ABPp, 1994.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente; [organizadores Michael Cole...[et all] ; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 5 edição] São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SILVA, Helena Cardoso; Renato M. E. Saldatini. Neurologia e Aprendizagem. Associação Brasileira de Psicopedagogia. www.abpp.com.br

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

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