CONHEÇA SUA NOVA FAMÍLIA
LEITURA BÍBLICA (MATEUS 12: 46-50).
12.46- E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe .
12.47- E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
12.48- Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
12.49- E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
12.50- Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.
INTRODUÇÃO
A Igreja é um organismo vivo e uma organização, que tem a própria vida em Cristo. Como qualquer outra organização ela tem sua liderança, diretoria e departamentos.
A Igreja é o corpo de Cristo na Terra e nós somos os membros deste corpo, portanto devemos ativamente participar de tudo o que envolve a Igreja.
1- A NATUREZA DA IGREJA
A palavra grega no Novo Testamento que define Igreja é “EKKLESIA”, que significa: uma assembléia de chamados para fora, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual e não fisicamente), para seguirem a Cristo.
O termo, igreja, aplica-se a: 1) todo o corpo de cristãos em uma cidade (Atos 11.22; 13.1), 2) uma congregação (I Coríntios 14: 19,35; Romanos 16.5) e 3)Todo o corpo de crentes na Terra (Efésios 5.32). É a única organização divina existente em toda Terra e para melhor compreender a elevadíssima importância da Igreja vamos demonstrar alguns tipos e símbolos que a identificam.
a) A igreja, como corpo- A Igreja é o “corpo de Cristo”, no qual Cristo é a cabeça e nós somos os membros. (Colossenses 1.18 )
b) A Igreja como noiva- Você precisa assumir compromissos com esta igreja, tal como a noiva e o noivo que se comprometem para o casamento. Essa é uma ilustração usada tanto no antigo como no Novo Testamento para descrever a união e comunhão de Deus com seu povo (II Coríntios 11.2; Apocalipse 22.17).
c) A igreja como templo- Assim como Deus morou no tabernáculo e no templo, assim também vive por seu Espírito, na Igreja. (Efésios 2.21,22; I Coríntios 3.16,17). Neste templo espiritual os cristãos, como sacerdotes, oferecem sacrifícios espirituais, sacrifícios de oração, louvor e boas obras.
2- O ESTABELECIMENTO DA IGREJA
Cristo predisse a fundação duma nova congregação ou Igreja, uma instituição divina que continuaria sua obra na Terra (Mateus 16.18). Essa é a igreja de Cristo, que veio a ter existência no dia de pentecostes.
a) A fundação da Igreja- A igreja de Cristo veio a existir, como igreja, no dia de Pentecostes, quando foi consagrada pela unção do Espírito. A Igreja foi fundada e edificada espiritualmente, e não como uma organização material. Foi fundada por Jesus e continua sendo edificada por ele, com o auxílio de seus membros.
A Igreja não é uma organização comum, visto que tem lutas contra o inimigo da humanidade, e tem por parte de seu “Fundador” a garantia e a promessa do futuro vitorioso.
Mas como foi fundada a igreja? Em Mateus 16:13-19 nos ajuda a responder essas perguntas. A igreja foi fundada em cima de Jesus Cristo, que é a base ( versos 16 e 18 ). A igreja fundada é edificada através de nossa confissão de fé na pessoa do nosso Senhor Jesus ( verso 16 ). Mas só é válida para esta edificação da igreja a nossa confissão, isto é, a confissão dos salvos: “a saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo”, “ visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” ( Rm 10:9-10 ). A Edificação da igreja não depende do que o mundo sem Deus diz a cerca dela e do seu Deus: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus ( 1 Co 1:18 ).
b) A inauguração da Igreja- A inauguração da Igreja aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus, cumprindo-se o dia de pentecostes (Atos 2.1).
Pentecostes era uma festa dos judeus, estabelecida por Deus, para levar os israelitas a adorá-lo como senhor e trazer a oferta dos primeiros frutos (Êxodo 23.16-19).
3- A OBRA DA IGREJA
Através da Bíblia, você descobre que a Igreja foi fundada por Cristo, para cumprir algumas tarefas.
a) Pregar a salvação aos homens- A principal atividade da Igreja é pregar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28.19,20) e explanar o plano de salvação tal como é ensinado nas Escrituras.
b) Prover meios de adoração- A igreja deve ser uma casa de oração para todos os povos, onde Deus é cultuado em adoração e testemunho (Romanos 12.1).
c) Prover comunhão religiosa- A Igreja provê uma comunhão baseada na Paternidade de Deus e no fato de ser Jesus o Senhor de todos. Uma das características mais atraente que a Igreja deve possuir é o calor e a solidariedade da comunhão, em que todas as distinções terrenas devem ser eliminadas e os homens e mulheres se tornem irmãos e irmãs em Cristo.
d) Sustentar uma nova conduta moral- A Igreja deve ensinar aos homens como viver bem, e a maneira de se preparar para a morte, deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade e levantar sua voz de admoestação contra as tendências para a corrupção da sociedade.
4- AS ORDENANÇAS DA IGREJA
Há duas cerimônias que São essenciais, por serem divinamente ordenadas, a saber, o batismo nas águas e a Santa Ceia do Senhor.
a) O Batismo em águas- É o rito do ingresso, e simboliza o começo da vida espiritual e que sugere a fé em Cristo.
b) A Santa Ceia do Senhor- É o rito da comunhão, e significa a continuação da vida espiritual, sugere a comunhão com Cristo.
CONCLUSÃO
Em vista dos fatos acima citados entendemos que a Igreja não se encerra em quatro paredes, pois a ela cabe a tarefa de proclamar ao Mundo a Salvação, tarefa esta que cabe a cada um de nós, por sermos a Igreja de Cristo na Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário