SEJA BEM VINDO VISITANTE Nº

VISITANTES

BEM VINDO VISITANTE:

PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

  • PSICANÁLISE: SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

TEOLOGIA

  • CRISTIANISMO, INFORMAÇÃO E CULTURA

PESQUISA

FAÇA A TUA PESQUISA AQUI. É SÓ DIGITAR, CLICAR E VISUALISAR A FAIXA VERDE ABAIXO

PESQUISA

  • INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSOS

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como estruturar sua dissertação

Como estruturar sua dissertação

08 SEPTEMBER 2014  |  POSTADO EM DISSERTAÇÃO, DISSERTAÇÃO ACADÊMICA, DISSERTAÇÃO CIENTÍFICA, MUNDO EDITORIAL CIENTÍFICO, O MUNDO ACADÊMICO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL, TEXTOS ACADÊMICOS  


Ao contrário do que se possa imaginar, a primeira parte de uma dissertação a ser pensada deve ser o sumário. Ainda que você venha a mudá-lo ou ajustá-lo (o que é muito comum e provável que ocorra), ele irá guiar sua linha de raciocínio e ajudá-lo a priorizar informações e estruturar blocos de texto, dando coerência à sua argumentação. Não existe uma regra que defina como deve ser a estrutura da dissertação, mas, no geral, ela segue a ordem dos processos pelos quais você passou ao longo de sua trajetória de pesquisa. A seguir, um “esqueleto” estrutural mostrando como os diferentes tipos de conteúdo devem ser organizados na dissertação:
1. Resumo

O resumo deve ser algo breve e objetivo, capaz de apresentar em linhas gerais o principal objetivo e hipótese do trabalho, além de dar diretrizes sobre os resultados obtidos, mas nada muito detalhado ou extenso.

2. Introdução

Na introdução é importante falar sobre a trajetória da pesquisa, de onde você partiu, como surgiu o interesse pelo tema e a construção e escolha do recorte. No caso de concluintes de mestrado ou doutorado, vale voltar ao projeto de pesquisa original para rememorar como a trajetória da pesquisa foi iniciada e as modificações que ela sofreu. A introdução também deve anunciar a estrutura da dissertação, dando diretrizes sobre o foco e objetivo de cada capítulo.

3. Fundamentação teórica

Como já foi dito, não existe uma regra rígida que defina a estrutura da dissertação, mas existem alguns consensos que visam guiar a leitura do material a fim de facilitá-la. Um destes consensos determina que o primeiro capítulo seja dedicado à fundamentação teórica do trabalho. É importante que a fundamentação seja apresentada logo como cartão de visitas para informar a seu leitor sob que ponto de vista você analisará seu objeto de pesquisa e suas descobertas, bem como com quais autores você estará dialogando ao fazer essa análise.

4. Metodologia

A metodologia indicará como você conduzirá sua análise, que procedimentos adotará a fim de obter os resultados que busca. A sua escolha metodológica pode ser apresentada e justificada em paralelo à fundamentação teórica, e ambas não precisam ficar restritas apenas o primeiro capítulo da dissertação, podendo abranger o segundo também. O importante é que sejam apresentadas antes da análise, de modo a construir o terreno para a interpretação da mesma a partir da argumentação sustentada na dissertação.

5. Análise e resultados
O capítulo (ou capítulos) da dissertação dedicados à apresentação dos resultados e análise dos mesmos deve suceder a apresentação da fundamentação teórica e metodologia, porque é à luz deste conteúdo que você analisará os resultados obtidos. No processo da análise devem também ser recobradas passagens teóricas que reforcem suas descobertas e conclusões, justificando suas escolhas teóricas.

6. Conclusão

O momento de “amarrar” o trabalho deve ser mais que um breve resumo de suas descobertas. Este é o espaço também para avaliar as limitações da sua pesquisa e vislumbrar de que modo as lacunas deixadas podem abrir caminho para futuros projetos.
Oferecemos aqui uma lógica geral de organização da estrutura da dissertação. Obviamente, seus capítulos deverão ter títulos e intertítulos referentes ao tema que exploram, e não o nomes genéricos que indicam a natureza do conteúdo – como mostrado aqui e como costuma-se organizar projetos de pesquisas. Para saber como estruturar uma dissertação na prática, procure exemplos de dissertação que explorem tema semelhante ao de sua pesquisa para inspirar-se. E antes de começar a escrever, apresente a seu orientador uma proposta de estrutura de dissertação para que vocês possam juntos discutir que estrutura se adequa melhor a seu trabalho.


http://www.enago.com.br/blog/como-estruturar-sua-dissertacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARCADORES COM CLASSIFICAÇÃO DAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS

ASSUNTOS EM PAUTA (261) PSICANÁLISE (94) SACRAMENTO UTILIDADE PÚBLICA (88) CRISTIANISMO EM AÇÃO (78) REFLEXÃO (59) SAÚDE (56) INFORMAÇÃO GERAL E CONCURSO (39) CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OBREIROS DE SACRAMENTO (17) DEPENDÊNCIA QUÍMICA (11) AGENDA (9) SAÚDE MENTAL (9) JESUS (8) PSICOLOGIA PASTORAL (8) TERAPIA OCUPACIONAL (8) TRATAMENTO (8) RELAÇÕES FAMILIARES (7) ASSISTÊNCIA SOCIAL (6) SALVAÇÃO (6) ANSIEDADE (5) RELACIONAMENTO (5) CÉU (4) DISSERTAÇÃO (4) MEC (4) TRANSTORNO (4) ANOREXIA (3) BIOGRAFIA (3) CORREÇÃO (3) DIABETES (3) DIETA (3) DINHEIRO (3) SOCIOLOGIA (3) UNIVERSITÁRIA (3) ALCOOLISMO (2) BEBÊ (2) CID-10 (2) CIÚMES (2) DEPRESSÃO (2) DOUTORADO (2) ENADE (2) ENEM (2) ESTRESSE (2) FILOSOFIA (2) FOBIA SOCIAL (2) FREUD (2) FUTEBOL (2) IBRAPCHS (2) IFRJ (2) INSEGURANÇA (2) MACONHA (2) MEDO (2) MESTRADO (2) MONOGRAFIA (2) PESQUISA CIENTÍFICA (2) POLÍCIA (2) POLÍTICA (2) PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (2) TRAIÇÃO (2) ALIANÇA TERAPÊUTICA (1) ARRISCAR (1) CARRO (1) CBP (1) COMPETÊNCIA (1) COMPLEXO DE ÉDIPO (1) CONTRATRANSFERÊNCIA (1) CONTRIBUINTE (1) CÂIMBRA (1) CÂMARA MUNICIPAL (1) DNA (1) EFRAIN (1) EMPRESA (1) ENQUETE (1) ENTREVISTA (1) FACULDADE (1) FATEF (1) FERRO (1) FIOCRUZ (1) FOBIA (1) GOZO (1) GRAVIDEZ (1) IBPC (1) INEP (1) INFLAMAÇÃO (1) INSPIRAÇÃO E CITAÇÃO (1) INSULINA (1) JOSUÉ (1) JOÃO BATISTA (1) LATO SENSU (1) LUTO (1) MAQUIAVEL (1) MEMBROS INFERIORES (1) MEMÓRIA (1) NEOPLASIA (1) NEUROPATIA (1) NICODERMOS (1) NOTA FISCAL (1) OPORTUNISTA (1) PARALISIA (1) PRÓTESE (1) PULSIONAL (1) QUEM SOU EU? (1) RADICAIS LIVRES (1) REDAÇÃO (1) REPROVAÇÃO (1) RH (1) SBPI (1) SBPRJ (1) SEROTONINA (1) SINTE (1) SONHOS (1) SONO (1) SPOB (1) SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (1) SÍMBOLO (1) TAS (1) TESE (1) TRANSFERÊNCIA (1) TUMOR (1) UFF (1) VASCULOPATIA (1) VEREADOR (1) ZACARIAS (1) ZINCO (1) ZOROBABEL (1) ÓRTESE (1)